terça-feira, 29 de junho de 2010

Namastê: os haicais indianos

O haicai só nasceu no Japão, mas sua prática ocorre no mundo inteiro: isso não é novidade.

Em uma recente pesquisa que fiz, tive a oportunidade de conhecer o haicai praticado na Índia. É interessante que alguns poetas transformaram ele num terceto espiritualista, em contraponto com os tercetos espirituosos do Ocidente.

Neste estilo, vale conferir os poemas de Mohammed Fakhruddin, publicados em Haiku Self-Exploration:

O pior dos poderes
É o do dinheiro que compra
Favores de Deus.

A natureza não é livre
Assim são as aves e os pensamentos:
Escravos, assim somos.

A música é divina -
Seu sabor estético é melhor
que o do vinho ou da mulher.

Sem julgar o valor literário deles como tercetos, é claro que como haicais eles falham: são moralistas e se encaixam muito mais no gênero dos aforismos. Mas isso tem uma desculpa, e quem dá é Angelle Deodhar: na Índia, não há associações ou grêmios onde possam estudar.

Claro que ninguém depende destas organizações para compreender o haicai (embora não seja possível negar a importância delas na divulgação e teorização do haicai).

Nestas minhas caminhadas pela web tive o prazer de conhecer os versos de Kala Ramesh, Rajiv Lather e da própria Angelee Deodhar, estes sim bons haicais que faço questão de compartilhar com vocês.

Haicais de Kala Ramesh:

silenciosamente
recebo as boas-vindas -
mangueira em flor

chuva de inverno -
mais fria que nunca
a tigela de arroz.

moscas
até dentro do templo:
issa

lua de verão -
a espuma branca da onda
dá brilho ao rochedo

Haicais de Rajiv Lather:

fim da primavera -
a velha acácia
continua sem folhas

tarde da noite -
me dirijo ao banheiro
pra terminar o livro

sesta de verão -
em sua quinta tentativa,
a mosca é morta

noite fria -
o apito da chaleira
cala o trem distante

Haicais de Angelee Deodhar:

uma brisa suave -
no banho do pássaro
a lua tremula

ameixeira em flor
entra e sai da sombra do Buda
um par de esquilos

súbito blecaute -
tantos vagalumes
no jardim de casa...

explico ao mestre
meu atraso para o zazen -
a borboleta branca...

***

Saiba mais sobre:

Kala Ramesh - em Tanka Online
Rajiv Lather - em Haryana Online
Angelee Deodhar - em World Haiku

Um comentário:

  1. Olá!!!

    Parabéns pelo blog. Achei maravilhosa. Eu adoro hai-kais. Passo hora lendo e procurando. Alguns tocam meu coração.
    Sou ceramista. Dificil explicar por aqui..mas
    um kai kai que li, me fez acreditar que eu podia.
    E acreditando, fiz.
    Te convido a conhecer meu blog de Arte em Ceramica:
    www.mdfbf.blogspot.com
    Gambare!
    Abraço,
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir